top of page

Como Colocar Limite nas Relações




Seja na vida pessoal ou profissional, as relações interpessoais apresentam um desafio: o de colocar limites! Muitas pessoas tem essa dificuldade e é algo mais comum do que possamos imaginar.


Se fosse algo fácil, nossa vida seria mais tranquila, com certeza. Haveria menos violência, raiva, animosidade, decepções...e sofreríamos menos também.


Mas, afinal, porque isso acontece? Quais os problemas são causados por esse comportamento e como podemos resolver?


Entao, vamos por partes. Geralmente a dificuldade de colocar limites acontece por algumas razoes como:


-        Evitar incomodar

-        Evitar reações e consequentes aborrecimentos

-        Evitar ser considerada uma pessoa chata

-        Ter medo de perder algo como uma amizade, uma “boa” relação profissional, a consideração de alguém, um namorado(a)


Em síntese, se sentir pertencente e amada por uma ou um grupo de pessoas.


A dificuldade de estabelecer limites pode vir do nosso temperamento e também das experiências que tivemos no passado, principalmente na infância e adolescência.


Por ex., voce consegue se lembrar de como era colocar limites no seu ambiente familiar? Dizer não, se posicionar, discordar? Era fácil? Difícil?


E no ambiente profissional? Já passou por isso?


Numa relação de amizade ou namoro?


Quando voce se recorda de alguma ocasiao, qual a sensação isso te causa? Se pudesse me descrever como isso ressoa no corpo, como seria?


Talvez, seja mais fácil identificar essas sensações em palavras como invadida, desrespeitada, desconsiderada, irritada, magoada, ferida, chocada, desapontada, desanimada etc etc?


Pois então, esses sentimentos são legítimos e ocorrem quando nossa necessidade não é atendida, pois temos a expectativa de que algumas distancias sejam observadas nas relações e quando isso não acontece...o limite é rompido.


Fato é que, isso gera em nós uma sensação desconfortável que pode nos levar a um quando de ansiedade e estresse prejudicial a nossa saúde física e mental. Agora, como sair dessa?


1º - Tendo consciência de tudo isso (esse é o primeiro passo)

2º - tendo clareza do que queremos, pois so assim conseguimos nos posicionar com assertividade e tranquilidade porque a certeza nos dá força para esse posicionamento;

3º - desapegar e entender que, ao nos posicionarmos, poderemos sim perder alguma coisa, seja uma oportunidade, uma amizade...enfim

3º - aprimorar nossa comunicação (existem técnicas para isso e recomendo que ouça meu curso Como melhorar minha comunicação com o Outro, no Insight Timer)


Claro, vai ser desafiador com certeza, mas quando bater aquele medinho, lembre-se de que se não fizer nada a coisa só vai piorar!

 

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page